13 de abril de 2007

CONCLUSÃO


O pensamento humano reflete aquilo que muitos da área da metafísica ou religião poderiam dizer: "o espírito criador divino", por vários fatores. Um deles, é a incrível capacidade humana de associação e ampliação do meio em que vive. Isso, de certa forma, inclui tudo aquilo que compreende sua competência, ou seja, sua cultura. Com efeito, uma outra característica que poderíamos dizer sobre o pensamento humano e sua divinal comparação, deita sobre a forma em que o pensamento humano procede, assim como em que velocidade atua e, ainda mais, em que tipo de tempo se desenvolve.

Nada, talvez, seja mais rápido ou mais instantâneo do que o pensamento humano; nada mais associativos e atemporal do que um sonho ou lembrança. Então, tentar teorizar o pensamento humano se torna algo tão difícil quanto tentar definir Deus.

Entretanto se não podemos definir Deus e nem tão pouco teorizar o pensamento humano devido a quantidade de caminhos e possibilidades existentes os quais poderiam nos guiar sobre estradas que, o própio infinito sería pouco para tantas coisas passíveis de acontecimento. Se não podemos fazer isso, pelo menos uma coisa podemos: desenvolver, por meio do nosso poderoso arsenal criativo, ferramentas que expliquem e mostrem como pensamos, seja por meio da arte ou por meio de novas tecnologias. Com isso, surge aquilo que serve como parâmetro de comparação com o pensamento humano o Hipertexto.

O hipertexto se relaciona e se faz relacionar com tudo que se apresente como semelhante, seja na forma, na função, no aspecto estético ou mesmo dentro de seu paradoxal contraste. Dessa forma, tudo pode ser conectivo e conectado, independendo das similitudes que antes, linearmente, as tornavam quase que impossível suas relações.

O hipertexto, surge como uma ferramenta teórica e prática de uma parte do funcionamento cerebral humano; digo isso, pois estou me referindo ao funcionamento biológico e neuronal os quais influem no pensamento, mas que não podem ser considerados como pensamento propriamente, ou seja, o hipertexto representa virtualmente o funcionamento cerebral dentro de suas qualidades de instantanedade, atemporalidade das lembranças e conexões às infinitas associações possíveis tanto com o objeto quanto com o sujeito simultaneamente.

Em outras palavras, o hipertexto funciona como portas de acesso para tudo e para todos, ao mesmo tempo que cria possibilidade e conexões infinitas , exatamente como funciona nosso cérebro: instantaneamente.



REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LANDOW, G. GEORGE. Hipertexto – La convergência de la teoría crítica contemporánea y la tecnologia. 1995

--------------------- Teoría del hipertexto. 1997.

BARRET, Edward; REDMOND, Marie. Medio contextuales en la práctica cultural – la construcción social del conocimiento. 1997.







10 comentários:

Anônimo disse...

Opostamente a tentativa de teorizar os pensamentos humanos, contemplar suas palavras, uma pessoa iluminada, faz-se tentar compreender a si mesmo!

Anônimo disse...

- Sempre existe autor, claro, ata a lata de conservas que sae dunha fábrica ten autor/autores. Pero habería que descubrir as relacións e interconexións ás que están suxeitos procesos e obxectos como autor, lector, obra, texto, argumento, historia, interacción, navegación, hipermedia, etc. Necesitamos conceptos, hipóteses, leis, teorías, percepción, interpretación, métodos e ferramentas que nos permitan captar, conceptualizar e comprobar puntos de vista distintos porque se dan contextos disltintos. As correlacións entre signo e significado modifícanse e evolucionan. Non é o mesmo a cultura oral anónima que a literatura medieval anónima ou con seudónimos e a cultura impresa e a consolidación capitalista na que o autor ten e exerce outro estátus. Efectivamente detrás de calquera obxecto, producto, idea ou patente hai un autor, pero o seu papel respecto á "obra" non é exactamente o mesmo. (este comentario aparecerá en todas as bitácoras).

Anônimo disse...

- ¿Na simulación pódese constituir unha comunidade?
- ¿Qué tipo de comunidade podería ser?
- Sería necesario que cando use unha cita en calquera tipo de traballo faga unha referencia completa á fonte (autor, título, lugar de edición, editorial, ano e páxina). Na historia do libro dixital, unha aportación interesante, falta toda referencia ás fontes. E falta tamén a referencia de Lévy, 1996 na bibliografía.
- é Edward (non Edgard) Said (nun sitio está ben escrito e noutro hai unha errata), quen escribe sobre orixes e comenzos nas obras impresas. Landow (1995, 79) fala de 2 clases de comezos:
1. lexia individual
2. Conxunto de lexias que forman un metatexto
- Verne (non, Vernes, tamén é unha errata sen grande relevancia).
- Redifinición de nocións de obra, arte, copia e dereito de autor, escenarios de creación, papel de autor e papel de observador. Todos eses aspectos conflúen nunha posible teoría hipertextual.
- En xeral, o esforzo e o traballo significou un apuntamento ao debate. Hai algún aspecto dos plantexados aos seus compañeiros (tivo unha única participación en cada un das bitácoras dos seus compañeiros) que sirven como fío de análise.

Anônimo disse...

- "Para crear un poema dadaísta, toma un periódico. Toma unha tijera. Escoge un artículo de la longitude del poema previsto. Recorta el artículo. Recorta a acontinuación cada una de las palabras que componene el artículo y mételas en una bolsa. Agítala con suavidad. A continuación extrae los recortes uno a uno, tal como vayan saliendo de la bolsa. Anótalos cuidadosamente. El poema se asemejará a ti", Tristán Tzara, 1916, en Dietmar Elger: Dadaísmo, Madrid, Taschen, 2004, página 13.
- "Merz significa crear vínculos, a ser posible entre todas las cosas el mundo", Kurt Schwitters, 1924, en Dietmar Elger: Dadaísmo, Madrid, Taschen, 2004, página 22.

Anônimo disse...

Cómo se explican no novo contexto aspectos como:
- Ordenación, disposición e delimitación do texto dixital
- Formas de inicio e fin
- Progresión da trama ou das múltiples tramas que conviven de forma non sucesiva
- Construcción e número de personases
- Actividade dos lectores
- Implicación dos hábitos lineais de lectura
- Autor. Papel e destrezas
- Cambios na forma de analizar esta literatura, da aparición de novos termos e conceptos (desde o punto de vista da teoría literaria, contexto que parecía interesarlle a Florencia).

Anônimo disse...

"Origem do pensamento,,,
Segundo o filósofo grego Descartes, autor da célebre frase "penso, logo existo", o pensamento não se origina no próprio homem, e sim, fora dele, ou, em suas próprias palavras, em uma área distinta da área corpórea.
Partindo de tal princípio chegamos facilmente ao encontro da manipulação do pensamento, ou seja, para manipular o pensamento não se precisa dominar a mente do ser humano, mas sim, dominar aquilo que lhe faz pensar, aquilo que lhe origina o pensamento. "
por: "Amiga do Brasil"

Anônimo disse...

"Segundo Platão, o Conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus: o conhecimento sensível, particular, mutável e relativo, e o conhecimento intelectual, universal, imutável, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar".
Por: "Amiga do Brasil"

Ivan Rafael disse...

Gostei do filme, quando vc vai lançar em terras tupiniquins?

Aliás, vejo que a Amanda e vc se reencontram há centenas de quilometros daqui... muito legal isso!

Abraço meu grande, velho (já fazem 6 anos, pra mim já é velho... rsrs), e querido amigo.

PS.: Um abraço pra Amanda tb!

.

Anônimo disse...

This is my first post I'd love to congratulate you for such a terrific made site!
thought this would be a perfect way to introduce myself!

Sincerely,
Monte Phil
if you're ever bored check out my site!
[url=http://www.partyopedia.com/articles/tea-party-supplies.html]tea Party Supplies[/url].

Anônimo disse...

[url=http://www.kfarbair.com][img]http://www.kfarbair.com/_images/_photos/photo_big8.jpg[/img][/url]

בית מלון [url=http://www.kfarbair.com]כפר בעיר[/url] - אינטימיות, [url=http://kfarbair.com/services.html]שקט[/url] . אנחנו מציעים שירותי אירוח מיוחדים גם ישנו במקום שירות חדרים המכיל [url=http://www.kfarbair.com/eng/index.html]סעודות רומנטיות[/url] במחירים מיוחדים אשר מוגשות ישירות לחדרכם...

לפרטים נוספים נא גשו לעמוד המלון - [url=http://kfarbair.com]כפר בעיר[/url] [url=http://www.kfarbair.com/contact.html][img]http://www.kfarbair.com/_images/apixel.gif[/img][/url]