1 de março de 2007

Noções sobre Texto e Não-linearidade.

Para poder apresentar uma textualidade não-linear como fenômeno estudo da teoria critica do Texto, é preciso fazer uma reformulação sobre os conceitos de texto os quais basicamente formam a tríplice relação significativa: Leitura, Escritura e Estabilidade.

Por texto pode se entendido como um complexo sistema de significantes codificados sobre um suporte que possibilita sua decodificação ao mesmo tempo dentro de uma estabilidade coerente. Essa idéia carrega consigo um pouco da intricada relação de valores culturais que precisam ser reformulados, pois, como diz Landow (1997):

Para presentar la textualidad no lineal como fenómeno que atañe a la teoría del texto, debe replantarse por completo el concepto de textualidad de modo que incluya tanto los textos lineales como los no lineales.


Um texto não-linear pode ao mesmo tempo um objeto de comunicação verbal como não-verbal proporcionalmente. De qualquer forma, ele não se limita simplesmente numa seqüência estática; fixa de significantes como palavras e frases, mas, sobretudo representa a forma; o modo de como isso tudo se relaciona.

Os textos não-lineares são tão variados quanto diferentes entre si. Da mesma forma que são os textos lineares se moldam de acordo ao meio codificado o mesmo acontece com os textos não-lineares cujo tipo de leitura depende inteiramente do suporte empregado. Isso, com efeito, me faz lembrar de certa frase de Mc Luhan que diz: “O meio é a mensagem”. Talvez isso nos remeta as razoes do texto não-linear; ou pelo menos a partir dele, os computadores foram inventados da mesma forma que este reformula e amplia as funções e relações com os textos não-lineares.

Nenhum comentário: