1455 - Johannes Gutenberg Desenvolve a prensa de tipos moveis. Essa tecnológia permite a criação de livros de alta qualidade por custos mais baixos do que as formas feitas á mão. O primeiro livro impresso por meio da prensa de Gutenberg foi a “Bíblia Cristã”.
1570 - Abraham Ortelius produz o primeiro atlas moderno, Theatrum Orbis Terrarum . Recentemente, o atlas se convirteu em um livro digital quando o Library of Congress American Memory Project digitalizou os 70 mapas e os publicou na Web.
1840 - O papel de celulose de madera se produce comercialmente pela primeira vez.
1883 - Tolbert Lanston cri la primeira máquina de escrever mecanicamente, chamada monotipo. Antes de sua invenção, os compositores de textos eram feitos á mao com uma velocidade de cerca de 2.000 letras por hora. Com o passar do tempo, o monotipo chegava a fazer a 6.000 por hora.
1938 - H. G. Wells escreve O cerebro del mundo o qual consistia uma visão de Wells sobre uma enciclopédia impressa de todo o conhecimento humano.
1965 - Ted Nelson Cria o termo “Hipertexto”. Escreve mais adiante seu próprio prometo utópico chamado: Xanadu no qual armazenaria todos os textos do mundo permanentemente num depósito universalmente acessível.
1965 - O profeta dos meios comunicação: Marshall McLuhan, antecipa a sociedade sobre o impacto que os benefícios potenciais da combinação eletrônica com os livros.
1968 - Alan Kay cria o modelo Dynabook, uma especie de computador com uma tela de 1 milhao de pixel. Kay chama esse dispositivo visionário de algo como: “O super-papel”.
1971 - Michael Hart escreve a Declaração de Independência na Universidade de Illinois. Começa o Projeto Gutenberg, uma espécie de biblioteca gratuita de obras clássicas via computador. Hoje a coleção total desse projeto consiste em 2.000 livros.
1979- Doug Adams escreve a popular novela de ficcao cientifica: O Mapa do Condutor na Galáxia. Essa novela tem como protagonista principal Ford Prefect quem explora a galáxia buscando um livro eletrônico chamado de O Mapa do Condutor.
1981 – O dicionário eletrônico Random House se torna o primeiro livro eletrônico disponível comercialmente no mundo.
1986 – Os editores Franklin Electronic agregam um dicionário eletrônico num dispositivo do “handheld”, desenvolvendo, dessa forma, o primeiro livro digital portátil.
1991 – Os discmam de dados Sony, permitem visualizar livros em CD-ROM em uma tela de 8 cm.
1995 – amazon.com começa a vender livros impressos pela WEB.
2000 – A disponibilidade dos programas Microsoft Reader, Glassbook e equipamentos portáteis para ler livros digitais abrem uma nova era de leitura e de visualização.
Um comentário:
Esse é um assunto com a cara do Marcio Danilo Mota, se eu não estiver errado, por favor, entra em contato.
emails:
ivan.lovera@gmail.com
ivan_lovera@hotmail.com
telefone:
+55 (45) 3277 2601
Abraço.
Postar um comentário