25 de fevereiro de 2007

Quais as funções básicas do Hipertexto?


Resumidamente, as funções do hipertexto, como técnica, consistem em ampliar a capacidade de leitura e potencializar as capacidades de escritas. Além disso, o hipertexto pretende fornecer e fomentar uma investigação mais ativa e interativa de forma democrática e descentralizada.

Uma outra função das conexões hipertextuais se revela na velocidade de tanto decodificar quanto de codificar as informações, uma vez, que o hipertexto possibilita trabalhar com qualquer tipo de signo; verbal e não-verbal para a construção de uma idéia.De acordo com a teoria critica, Roland Barthes afirma que:

En este texto ideal, abundan las redes (créseaux) que actúan entre sí sin que ninguna pueda imponerse a la demás; este texto es una galaxia de significantes y no una estructura de significados, no tienes principio, pero sí diversos vías de acceso que ninguna de ellas pueda calificarse de principal; los códigos que moviliza se extienden “hasta donde alcance la vista”; son indeterminables…; los sistemas de significados pueden imponerse a este texto absolutamente plural, pero su número nunca está limitado, ya que está basadoen la infinidad del lenguaje. (BARTHES, apud. Landow, 1995, p. 14)


Se por ventura compararmos as funções tradicionais de conexões, como notas de rodapé, citações e outras formas lineares de conexão, com o atual sistema tecnológico que envolve o hipertexto e suas conexões não-lineares, poderemos perceber que, as vantagens deste para com aqueles são abundantemente superiores. De acordo com Landow (1995), isso pode ser de dois modos:

a) Primeiro Modo:
O texto principal se referencia diretamente com o símbolo de referencia em vez de encotrar-se numa lista numerada al final do texto.

b) Segundo Modo:
Uma vez aberta y superposta ao texto principal ou bem colocada de lado, a nota aparece como um documento independente, embora associado, e não como espécie de texto subsidiário, secundário e eventualmente parasitário.

Nenhum comentário: