2 de março de 2007

Questões de princípios e finais num texto não-linear.


Se por ventura, perguntas do tipo: por onde um texto linear começa? Por onde termina? Como se interdisciplinariza?, são nos feitas, com muita certeza responderíamos que começa por onde primeiro temos contato, não é verdade? Com relação a sua finalização, poderíamos também arriscar e dizer que, acaba quando o texto chega as suas considerações gerais, conclusões ou quando simplesmente topamos em sua última página. Sua interdisciplinaridade poderia nos ser dada com muito rigor, é verdade, porem, não variaria muito em sua configuração de acesso.

Todas essas as respostas acima se relacionam diretamente com as bases do textos linear, portanto, como poderíamos responder tais perguntas quando nos referimos a textos e suportes não-lineares? Talvez, não nos fosse igualmente fácil responder esta pergunta, devido a uma serie de fatores que a envolvem. Um desses fatores encontra-se nos princípios da hipertextualidade apresentado por meio de seqüências, nexos, bifurcações e múltiplas vozes interdisciplinares. Dessa forma, como apresentaríamos o inicio e o final de um texto não-linear no qual as hiperconexões são os grandes diretores e organizadores de leitura?.

Si presuponemos que la hipertextualidad presenta secuencias, entonces, una respuesta a esta pregunta es que tiene múltiples principios y finales en lugar de uno solo (LANDOW. 1995, p. 79).

Nenhum comentário: