29 de março de 2007

Simulação como discurso.






A idéia central do Ciberespaço, como é em Second Life, consiste basicamente em possibilitar o surgimento de uma nova realidade contada por meio daquilo que Jean Baudrillard chamou de Simulacros e Simulações. As simulações; popularizadas por meio das novas técnicas digitais de informação, vem introduzindo novas formas de comportamento social e, alterando as formas de experimentação da realidade desde os primórdios do século XX. Essas simulações tecnológicas são resultantes de um processo de retroalimentação junto ao cotidiano da vida social. Merece ainda ser dito aqui que, as simulações de forma errônea e preconceituosa tiveram e tem ainda hoje, de certo modo, sua idéia deturpada pelo senso comum que a entendia como fingimento ou mentira salvo, é claro, em alguns setores culturais no que se refere às Artes ou naquilo que virou o ícone fiel dos conceitos de simulações: os Jogos Eletrônicos.

Com o passar dos tempos e com a expansão dos recursos técnicos, as simulações começaram, de certa forma, a serem vistas como algo mais positivo e passou ineditamente a um patamar mais elevado no que concerne à epistemologia. Portanto, nos dias atuais; nos dias de Second Life, por exemplo, as técnicas de simulação ultrapassam largamente dos métodos convencionais de aprendizagem tanto nos segmentos de desenvolvimento tecnológicos quanto no segmento de produção de conhecimento.

De modo geral, na medida em que a nova plasticidade digital avança rumo às novas possibilidades de representação do real, proporcionalmente avançam as possibilidades manipulativas das mensagens sem deixar vestígios de alteração e, consequentemente, do Real numa espécie de busca de unificação entre ambos. Enfim, num mundo em processo de convergência midiática, aonde tudo é digitalizado e passivelmente manipulado, fica cada vez mais difícil, portanto, perceber o que de fato é copia e original fazendo com que se perca surja uma nova forma conceptual acerca da Simulação como falsidade, se não agora como um novo Discurso social.

Nenhum comentário: