30 de março de 2007

RELAÇÕES ESPACIAIS E CIBERESPAÇO (cyberspace)




De acordo com os conceitos geográficos de Henry Lefebvre, existe grande diferença significativa nos conceitos referente a “Espaço”. Para ele isso acontece porque o Espaço Social, diferentemente, do espaço geográfico natural (mundano), representa a materialização da existência humana, ou seja, está relacionado a todos os locais os quais são fundados por meio da cultura humana. Logo, todo espaço, assim entendido, recebe uma dimensão ulterior ao espaço geográfico (mundano); passando a ser visto e entendido como uma realidade ou como um discurso.

Contudo é importante dizer que o espaço social está contido no espaço geográfico (mundano). O que acontece é que o espaço social sugere um funcionamento lógico e ordenado, controlado por estatutos de vários preceitos: religiosos, políticos, econômicos e etc. Similarmente a isso, porem obedecendo, se não a estatutos: naturais, indomáveis e imprevisíveis o espaço geográfico mostra dentro de seu universo; aparentemente caótico, a ordem dos ciclos e da obediência hierárquica das ordens de causa e efeito. Em outras palavras o que de fato acontece é que o espaço social sugere uma simulação do que se pode obter no espaço geográfico. Isso é obtido por meio do paisagismo, da arquitetura, dos ambientes de sociabilidade como parques, bosques e outras tantas que estão contidas no espaço social e que mostram a passagem do Homem por elas.

Como uma profunda penetração a que o conceito de espaço social sugere, podemos observar também, que mesmo dentro desse espaço fundado pelos homens, existem outros espaços,que são abertos nuclearmente os quais nos levam à diferentes convenções, com diferentes linguagens e estatutos de funcionamento, mesmo que, embora, sejam uma representação do estatuto maior ao qual estão contidos. Esses novos espaços criados dentro do que poderíamos chamar aqui de “marco espaço social", funcionam de forma extensiva, devendo, portanto, serem analisados dentro de suas particulares abordagens e quiçá ampliar para fora dela, vai depender do tipo de analise que se quer fazer. Desse modo abrem-se espaços para a economia, política, cultura e aquilo que se faz de maior importância estudar nesse artigo: o Ciberespaço.

O ciberespaço é o ambiente criado virtualmente por meio do desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e da informação, principalmente aqueles que se comunicam por redes como a Internet. Esse novo espaço, criado dentro do que chamei anteriormente de “macro espaço social”, teve sua realidade possível no momento em que a velocidade e o volume de informações começaram a ser trocadas de forma mais rápida e maior.
A Internet, conhecida como "rede das redes", constitui-se em uma possibilidade condensada sobre características do cyberspace, cujo conceito lhe é anterior. A palavra Ciberespaço ou Cyberspace é desenvolvida por William Gibson, no seu celebre romance de ficção cientifica: Neuromancer (Gibson, 1984), o ciberespaço designa, originalmente, o espaço criado pelas comunicações mediadas por computador ("CMC’s").
"Cyberspace. A consensual hallucination experienced daily by billions of legitimate operators, in every nation, by children being taught mathematical concepts... A graphical representation of data abstratcted from the banks of every computer in the human system. Unthinkable complexity. Lines of light ranged in the nonspace of the mind, clusters and constellations of data. Like city lights, receding..." (GIBSON, 1984:51)

Nenhum comentário: